Abaixo a Ditadura dos Cabelos Longos!

 

Eu faço natação, e no momento de me trocar no vestiário tenho flashbacks dos meus tempos de escola. Competitividade feminina é algo sério (e não deveria ser, nem existir). Sempre tem alguém pra contar suas celulites, estrias e gordurinhas para que se sinta melhor sobre si mesma. Mas o que me irrita mesmo é quando vejo outras mulheres rindo por eu secar meu cabelo curtinho. Sim, meu cabelo curto tem tanto direito a ser secado quanto o seu cabelo na cintura. Não é o comprimento do cabelo que determina se ele pode ou não ficar mais arrumadinho. Se ele merece ou não cuidados e carinho.

Tenho muito orgulho das minhas madeixas de 4 dedos de comprimento. Poucos sabem a luta que tem sido para mantê-las na cabeça (você que está lendo isso daqui provavelmente sabe). Quem já teve um encontro pessoal com a Alopécia Areata sabe que vitória é ver fiozinhos crescendo novamente (mesmo falhados como os meus). Eu até poderia tentar deixar crescer, mas não quero. Gosto dele assim.

Estou cansada dessa ditadura da beleza, e não falo só da mídia. Quantas coisas não impomos a nós mesmas? Quantas coisas nós absorvemos e replicamos sem nem pensar? Estou neste pequeno mundo da alopécia desde 2009, e nestes 7 anos percebi que mesmo nós, alopecianas, temos preconceito contra nós mesmas! Como podemos pedir ao mundo que nos aceite se nós mesmas não nos aceitamos?

´pixie

Michelle Williams com um corte pixie

Meu pequeno experimento:

Para tentar entender como uma mulher de cabelo curto é vista na sociedade criei duas contas (idênticas) num site sério de relacionamento, um perfil de peruca, logo cabelo longo, e uma com meu cabelo natural, curto, cortada num estilo Pixie (Curtinho desfiado tipo o corte da Emma Watson pós-Harry Potter). Ambas as fotos eram bem parecidas e foram tiradas na mesma época, com poses semelhantes e tudo.

Os resultados:

Eu, com meu cabelo curto, recebi 0 (zer0) contatos em 7 dias.

Eu de cabelo longo, recebi 10 contatos em 1 hora. UMA HORA.

Em ambos perfis, coloquei uma das últimas fotos com o cabelo oposto da foto principal. Sabe qual foi a primeira pergunta feita por 7 dos 10 (sim, exatos 70%)?

Eles: – Oi, tudo bem? Seu cabelo está curto ou longo?

Eu: – Oi, tudo bem. Está curto, por que?

Eles:        6  sumiram e não falaram mais nada

1 falou: – Afe, trata de deixar crescer.

Conclusão:

O que quero dizer com isso tudo? Eu descobri muito sobre mim mesma. Eu, Mel, gosto do meu cabelo curto. Acho que não tira, em nada a feminilidade.

E sabe do que não gosto? De gente que me julga pelo meu cabelo. Pessoas assim não valem meu tempo, porque são pessoas que julgam os outros sem antes conhecê-los, e não quero gente assim na minha vida.

Então, meninas, vamos parar com essa mania de querer fazer mega hair, de usar peruca e etc. para esconder o cabelo curto*? Ele é bonito, é nosso, e deve ser usado com orgulho. Só quem perdeu o cabelo sabe o tanto que valem esses fiozinhos curtos.

*P.S: Todos que me leem regularmente sabem que eu não tenho nada contra o uso de perucas. Inclusive tenho vários e uso quando preciso. Quando temos falhas ou tão pouquinho cabelo que ele mal cobre a cabeça sou 100% a favor das perucas, mas não consigo concordar com usar peruca só porque o cabelo está curto. 

 

1 Comentário

Filed under Desabafo, Uncategorized

1 responses to “Abaixo a Ditadura dos Cabelos Longos!

  1. Aline

    Tive um namorado que me obrigava a usar aplique, pois tenho aag e quase nada de cabelo. Eu me sentia tão triste por ele não me aceitar do jeito que sou…Hoje em dia sou casada com uma pessoa que prefere sim mulheres de cabelos longos, mas que gosta de mim de verdade, e entende que não tenho cabelos.

    Gostar

Deixe um comentário