Quando contar que uso peruca?

Uma das perguntas que recebo com grande frequência diz respeito aos relacionamentos… :  “Qual a melhor hora para contar para aquele cara que uso peruca?”

Começar um relacionamento já não é fácil, e convenhamos fica muito mais difícil se já nos sentimos ‘imperfeitos’ como muitas vezes acontece com a alopécia.

O Discovery Home & Health está com um novo programa chamado “Além das Aparências”;  nele diversas pessoas com os mais diversos problemas corporais tentam encontrar um namorado ou namorada. Um dos rapazes não tem o ombro e braço direitos, uma menina tem hiperidrose (suor em excesso) e é claro, uma das participantes tem alopecia total.

Vendo o primeiro episódio reparei que a moça com alopécia não mencionou seu problema no encontro, e desviou de várias perguntas relacionadas com seu trabalho (Ela fundou uma ONG para pessoas com alopécia no Reino Unido). O rapaz que saiu com ela falou “Eu não sei, parece que ela está escondendo algo, não sei o que. Fiquei desconfortável.”

Já o rapaz que não tinha o braço não teve muito como esconder, mesmo com a prótese, quando a garota estendeu a mão direita para um aperto de mão e ele teve que cumprimenta-la com a mão esquerda. Logo de cara ele contou que perdeu o braço num acidente, e a garota aceitou super bem e eles saíram em outro encontro e pelo que parece as coisas vão bem.

Eu sou defensora de ser mais aberta sobre o assunto, mas sem chegar e falar “Oi meu nome é X e por sinal eu sou careca.” Isso assustaria qualquer um! Pessoalmente acho que se o assunto surgir é melhor não evitar ou mentir, mas também não vale falar isso do nada. Espere um momento oportuno no primeiro ou segundo encontro. É importante mostrar quem você é e não deixar a alopecia tomar conta de todos os aspectos de sua personalidade e pessoa. A aparência é um aspecto importante quando buscamos alguém para namorar mas não é tudo, num mudo de Tinder, seflies, facebook e etc fica fácil se esquecer disso.
Nada garante como a outra pessoa vai reagir. Tem gente que fica escandalizada, tem gente que não liga, tem gente que fica com dó, mas não se importa, pessoas que acha as perucas o máximo… cada pessoa reage de um jeito.

Uma coisa que eu não quero é estar cercada de pessoas que não me aceitam como sou, por isso tenho este ponto de vista. Acredito que cada uma se conhece melhor do que qualquer outra pessoa, então acho importante achar um equilíbrio entre dizer a verdade e se resguardar.

Qual sua opinião sobre o  assunto?

Para quem se interessou: Além das  Aparências (Love me, Warts and All) – Segundas à noite no Discovery Home & Health

6 comentários

Filed under Uncategorized

6 responses to “Quando contar que uso peruca?

  1. Que bacana esse post! Eu sou super fã desse programa, e sempre fico me perguntando o que eu faria no lugar das pessoas! Acho que você tem que ser você mesmo… os “problemas” que os participantes têm, não os definem como pessoa; fazem parte de você, mas não é o que você é! Em algum momento você vai ter que falar sobre o assunto, mas não penso que é algo que deva ser dito logo de cara! O importante é procurar ser feliz!

    Gostar

    • Mel

      Esse programa é bacana mesmo! Estou viciada, rs rs. Quanto mais assisto e penso, penso que o momento certo muitas vezes acaba passando e perdemos a oportunidade de nos abrirmos. Beijos!

      Gostar

  2. kamhelia

    Olá, Mel.
    Este é o momento dos mais desagradáveis: revelar a alopécia. Em todos os outros relacionamentos revelei, falei sobre o assunto. Nesse último, não o fiz. Por que? Não sei. Tenho receio. Talvez a confiança não seja total.
    Mas acredito que essa minha atitude apenas revela o quanto sou mal resolvida em relação ao problema. Não é que falta sinceridade com relação ao namorado. Falta é aceitação própria. Vai saber, né?
    Beijos

    Gostar

  3. Kika

    Sou SUPER mal resolvida com a milha alopecia e até hoje me sinto desconfortável ao usar peruca. Já usei de todos os modelos, até as mais naturais e não fico bem, infelizmente. Bom, nisso tudo algo bom surgiu. Como sou insegura eu analiso muito a reação das pessoas. E sabe o que descobri? O problema fica mais na gente do que no outro. A minoria se abala e faz comentários sobre a pessoas estar com uma peruca, ou algo “diferente que não sabe dizer o que é”. Tanto é verdade que assumi o uso de prótese pro meu namorado. E sabem o que ele disse? Ele assumiu que nunca havia fixado com alguém nessa condição, mas como cada ser humano tem algo na vida pra resolver e ninguém é perfeito, ele aceitaria numa boa e me ajudaria no que fosse necessário. Tem muita gente no mundo de bom coração, que vai sim estranhar inicialmente a notícia, vai falar um pouco por desconhecer o assunto, mas que com um pouco de esclarecimento vai aceitar e ficar tranquilo com isso. E tem uma boa notícia nisso tudo, essa semana meu namorado mandou um modelo de full lace que ele gostou. Achei linda a atitude, comprova que me aceitou. Isso só comprova também que namoro serve pra testar o homem que vc vai querer ao seu lado e que só dá prá saber quem ele é qdo dividimos o problema. Se ele te deixar por causa disso ele não serve pra ser seu companheiro, sinceramente.

    Gostar

  4. Mel Rhose

    Certíssima!!!!
    Depois de muitos anos com esse dilema, cheguei a conclusão que falar a verdade é o melhor, sempre! Independente do resultado… 👏👏👏👏👏👏👏👏

    Gostar

Deixe uma Resposta

