Você usa peruca?

Às vezes a pergunta não é assim tão direta, mas especialmente se você troca bastante de peruca você vai acabar se deparando com esta pergunta ou alguma variante, as que já ouvi foram:

  • Você fez alongamento?
  • Você tingiu/cortou/mudou o cabelo?
  • Como você faz para ficar sempre com o cabelo diferente?
  • Nossa você muda bastante o seu cabelo, né?
"Quem eu? Usando peruca?!"

“Quem eu? Usando peruca?!”

Gostaria de ressaltar que se uma peruca é bem feita é muito difícil perceber que é uma peruca, só um olho muito treinado consegue ver (escreverei mais sobre isto em outro post)

Infelizmente, existem muitas pessoas que não sabem fazer nada além de repara na vida dos outros, então nós usuárias de perucas temos que escolher como lidar com isso. Eu vejo duas formas de lidar com isso no dia-a-dia, e já optei pelas duas então posso falar em primeira mão quais as vantagens e desvantagens de cada:

Opção 1) Isso é problema seu e de mais ninguém ou Opção 2) seja aberta sobre a questão.

Até hoje recebi mais comentários maldosos quando saio sem peruca do que quando saio com. Já fui chamada de “Careca” (num tom pejorativo) na rua por pessoas completamente estranhas, já tive gente apontando para mim e fazendo cara de escândalo, gente que riu, de tudo um pouco.

Quando comecei a usar perucas em 2010 eu optei pela opção 1; Esconder e negar até a morte que era uma peruca. O problema para mim, foi que me apaixonei pelo mundo das perucas e comprei várias diferentes, na época usava as sintéticas que eram bem baratas.

As perucas sintéticas não duravam muito então eu trocava a cada 3-4 meses, e não pelo mesmo modelo (trocar de modelo é um erro para quem quer esconder o fato de que usa peruca!). Fui trocando por modelos gradativamente mais longos, como se meu ‘cabelo’ estivesse ‘crescendo’. Quase ninguém reparou, mas quando ouvia comentários como “Nossa, como seu cabelo é cheio!” ou quando vinha gente me perguntar “Onde você corta o cabelo?” “Que cor de tintura você usa?” eu gelava. Deveria mentir? Eu não gosto de mentir. Acho errado. Deveria falar a verdade e me expor? Se fosse um estranho, eu respondia, “a tintura é importada” (que de certa forma era verdade já que a peruca era importada) , ou “Iche, não sei!”.

No fim acabei me abrindo com alguns colegas de trabalho próximos, para que pudessem me ajudar se a peruca estivesse meio torta, ou se alguém me fizesse uma dessas perguntas, e assim foi, fui me abrindo mais e mais e sendo mais sincera sobre o uso das perucas.

Assim como a pele cria calos quando machucada repetidamente, nossa psique também faz isso. Eu acho que quanto mais escrevi no blog e mais sincera fui sendo com todos ao meu redor, melhor estou lidando com esse aspecto da queda de cabelo.

Hoje em dia se alguém pergunta qualquer coisa relacionada ao meu cabelo eu respondo de forma fatual: “De tempos em tempos meu cabelo cai então eu opto por usar peruca” E às vezes adiciono: “Não é linda essa daqui?” — A adição de “…Não é linda essa daqui” deixa a pessoa sem reação, é até engraçado, você acaba encurralando quem te encurralou e eles tem que concordar com você!

Não acredito que todas as pessoas devem adotar essa minha resposta, isso vai de cada um. Mas o que acho que todos devem fazer é estar de bem com você mesmo e usar sua peruca sim, com orgulho, serão poucas perguntas e quando perguntarem você não vai nem ligar. O jeito que você se porta diz muito sobre você e se você andar com auto-confiança e sabendo que está bem vai ser difícil alguém te derrubar!

Como todo ser humano claro que tenho muitas inseguranças, mas me esforço para combinar minhas roupas, passar uma maquiagem ou até fingir que estou mais “de bem” comigo mesma do que estou de verdade, até que chega um ponto em que isso se torna verdade. A questão não é ser perfeito, é tentar ser a melhor versão de você ter orgulho de ser único!

Anúncios

20 comentários

Filed under Como disfarçar a queda?, Perucas

20 responses to “Você usa peruca?

  1. Rhose

    Boa Mel!!!! Disse tudo…

    Gostar

  2. Lis

    Verdade…essa tática da Mel é boa…mostrar-se bem, feliz…Um sorriso desarma o ataque do outro. Acredito que quando você está feliz, todo mundo te respeita!!!! Agora se vc se vitimiza, fragiliza o outro(maldoso) vem com tudo! Eu sempre penso tb naquelas meninas que não tem dinheiro pra comprar peruca e agradeço por poder ter a minha, que é linda, diga-se de passagem!!! Beijos cabeludos,

    Gostar

  3. Lis

    Ah, esqueci de comentar: amei a foto!!!
    E acrescente-se uma vírgula após fragiliza.

    Gostar

  4. Ítalo Vinícius

    Fiquei emocionado ao ler este post, Mel.
    Eu imagino como seja. Ao sairmos na rua somos mesmo vítimas de qualquer insulto ou elogio. Não importa se está belo ou não. Sempre há alguém para vir, alguém para falar. Sempre fui alvo por causa das minhas roupas e combinações extravagantes. Mas aprendi a acreditar que se causa isso é porque chama atenção e se chama atenção é porque deu certo e eu gosto. Confiança é tudo mesmo. Essa é a única coisa que te salva de VOCÊ mesmo. É bom ver que se sente confiante, aberta e que tornou isso motivo de orgulho, de ajudar pessoas. Porque você pegou tudo isso que passou (e ainda passa) e sentia e transformou nesse espaço que é um lugar onde pessoas com problemas, inseguranças, dúvidas, tristezas e esperanças vem aqui compartilhar com você e se sentem melhores e são ajudadas, como eu. É como não se sentir mais sozinho, mas saber que há alguém não apenas passando o mesmo que você, mas superando, encontrando formas, lutando também. Desde que eu conheci este espaço e conheci você, eu acabei me curando em muito de todas as minhas inseguranças, medos e tristezas. Só tenho a agradecer!!! =)

    Gostar

  5. Gisele A. L.

    Oi Mel. Também estou há algum tempo lutando contra a alopecia mas androgenetica.
    E como nada estava fazendo grandes mudanças ou melhora resolvi entrar em contato com o instituto Shmuel Gonen e também achei bem sinceros.
    Vou tentar fazer o uso deste tratamento ao menos 6 meses e ver se obtenho algum resultado.
    Estou bastante cansada de tratar , tratar e pouca melhora.
    Quem sabe tenho bons resultados
    Vou solicitar na próxima semana e acredito que até o final do mês já estou com o tratamento
    Depois te falo o que estou achando

    bjs
    Gisele

    Gostar

    • Mel

      Oi, Gisele! Espero que te ajude!

      Gostar

    • areta

      poxa, Gisele, conta pra gente como está sendo o tratamento com o produto do instituto!!

      Gostar

      • Gisele Andia Loccatto

        Olá Areta! Eu na verdade acabei não comprando o produto. Estou fazendo um tratamento com o Dr. Milton Peruzzo em São Paulo , pois o meu problema não é alopecia areata, mas sim AAG (alopecia androgenetica feminina) , mas ainda sem grandes melhoras, vou tentar mais 6 meses e não tendo o resultado esperado vou comprar este tratamento do Dr. Shamuel Gonein e ver no que dá. Embora tá bem salgadinho. Pra cada 3 meses de tratamento, hoje na conversão do dólar atual está R$ 1400,00.

        Bem caso eu tenha alguma melhora nos proximos meses com o tratamento atual vou informando à todos
        grata
        Gisele

        Gostar

  6. Cristaiane

    Olá Mel, também sofro de alopecia areata e gostaria de saber qual é o tipo de peruca você usa.Obrigada

    Gostar

  7. Tiana Rodrigues

    Onde você compra as suas perucas? São de cabelo natural (100%)?
    Amei o post. Amei as respostas.
    Tenho tratado a alopécia com o máximo de naturalidade que consigo, mas percebo que é libertador não se comportar como se tivesse algo a esconder.
    E ainda utilizo o exemplo de uma substituição de dentes. Se alguém os perde não é tão natural repô-los?
    Para mim, o problema é a alopécia e já me libertei da culpa de ser portadora dela. Não foi escolha minha. Utilizar próteses é estratégia de embelezamento.

    Gostar

    • Mel

      Olá!
      Eu já comprei perucas em vários lugares (Geralmente cada post sobre perucas fala onde comprei cada uma). Atualmente estou usando uma da Crown Wigs (Brasileira). Quase todas as perucas neste blog são 100% naturais. Eu costumava comprar de sites chineses, (e sim o cabelo era todo natural) mas com o dólar nas alturas anda dificil! AMEI sua comparação dos dentes com perucas!!! Posso usar em um post?! Bjs!

      Gostar

  8. Graci

    Oi Mel!
    Sobre a peruca tradicional, ela é perceptível ao toque, caso alguém mexa na sua cabeça? Como ela é fixada na cabeça? Tenho a preocupação de não ficar tão segura. Faço atividade física. Na verdade, uso a prótese há pouco mais de 2 anos e ainda sou nova no assunto, mas tenho sempre pesquisado. Por isso, tenha paciência com as minhas perguntas bobas rs. Conheci o seu blog ontem e adorei tudo. Beijos!

    Gostar

    • Mel

      Oi! Que legal que achou meu blog. Infelizmente não importa se é prótese, peruca ou megahair na hora de um cafuné dá pra perceber que não é um couro cabeludo normal.

      As perucas tradicionais dao menos sensação de segurança mas
      Usando uma do tamanho certo- e usando uma faixa tipo Hair Grip, nunca tive problemas!

      Gostar

  9. Bom dia linda eu usei uma química e cai meu cabelo …hj ele está na altura dos ombros mas me acostumei com peruca e uso sempre a tradicional tranco o cabelo e costurou ela deixo um centímetro de raiz do meu cabelo a frente pra tampar todo mundo pensa que é natural alguns pensa que é aplique pode toma banho de piscina puxa e não sai qd alguém quer mexer digo que na minha cabeça ninguém mexe por que meu Santo não permite 😀😂😂 e mostro minhas pulseirinha de micangas rsrs em relação ao namorado aí tem que conta mais levei 8 meses pra conta e ele não percebeu ele achava que era aplic…só contei qd meu cabelo havia crescido..uso peruca amo e não estou enteresada em deixa bjokas

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s