Socorro, minha peruca está ficando careca!

Acho que todos aqueles que usam perucas já se deparam com a queda excessiva dos fios da peruca.  Recebo várias mensagens perguntando sobre isso e decidi pedir para uma artesã de perucas, autora do blog “Making Wigs” e pedir que ela explicasse o que faz uma peruca perder os fios.

Ela é inglesa e somente faz perucas somente sob encomenda. Ela trabalha exclusivamente com cabelo virgem europeu. Para os curiosos de plantão segue o link para o blog dela: http://makingwigs.blogspot.com.br/

“A queda  de fios depende de muitos fatores, não existe um prazo específico que seja considerado ‘normal’. É claro, quanto mais velha a peruca, maior o atrito e número de puxões que ela sofreu na base e nos nós, então é de se esperar que perucas mais velhas percam mais fios.

O que sempre me pergunto quando as pessoas reclamam de queda de fios é se:

São fios inteiros que estão caindo da peruca? Se sim, então será possível ver aonde o nó foi feito, e o fio terá uma das pontas com o formato de um nó que soltou.

Isso é um fator importante, pois se o fio não tem essa aparência, é provável que a queda tenha sido causada por quebra do fio, e não pelos nós estarem se soltando. A quebra ocorre por  diversos fatores, o mais comum sendo, na minha opinião, a baixa qualidade do cabelo, ou seja, cabelo processado e tingido. Muitas vezes o atrito pode causar a quebra, como, por exemplo, a quando a pessoa usa o cabelo muito tempo preso, embora eu pessoalmente acredite que é mais provável que o cabelo seja de baixa qualidade mesmo e que esteja enfraquecido pelo uso de químicas.           

Se o fio estiver inteiro, incluindo o nó desfeito, as causas podem ser:

Nós soltos porque a amarração foi malfeita – já vi diversas perucas com nós soltos demais porque a tensão do fio usada pelo artesão não foi correta. Pessoalmente acredito que a maioria das perucas é feita com nós apertados e que podem acabar perdendo mais fios devido à quebra ou rasgos no tule (lace) do que por nós que se desfazem do que por nós se desfazendo.

Outra coisa que pode fazer com que os nós se soltem é o uso de condicionador, shampoos excessivamente hidratantes, uso de óleos e silicones na região dos nós (touca), além do uso incorreto de escovas de cabelo, ou o tule ser fino de mais e não aguentar o peso do cabelo (neste caso é possível ver o tule desfiado nas pontas e furos na toca da peruca.)

Espero que isso ajude!”

Anúncios

1 Comentário

Filed under Full Lace, Perucas

One response to “Socorro, minha peruca está ficando careca!

  1. TAINÁ

    Olá boa tarde,
    Gostaria de saber, o e-mail vidaderapunzel@hotmail.com está ativo? Tento mandar e-mail e só dar erro! Beijo =*
    Queria saber se você tem alguns produtos disponíveis.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s