Nunca será igual…mas pode até ser melhor

Eu ando pensando muito sobre como quando procuramos uma reposição para nosso cabelo queremos que tudo seja perfeito e sobre como nunca é. Não quero ser pessimista, este é um post extremamente realista, não quero ser ‘malvada’ nem estourar a bolha de felicidade de ninguém mas preciso ser honesta.

Recebo muitos emails e mensagens de gente querendo encontrar a solução perfeita para seu tipo de queda e estilo de vida. Consegui ajudar muita gente, mas infelizmente não consigo ajudar as pessoas que tem expectativas irreais.

Vou falar um pouco sobre como eu encaro a reposição capilar através de perucas e próteses, talvez isso ajude. Eu penso nas minhas peruquinhas como meus cabelos adotivos. Não nasceram de mim, mas alguém teve a bondade de doar (ou vender no caso) seu cabelo para que fosse feita uma peruca. Não nasceram da minha cabeça, mas elas ajudam a me enfeitar e  a me fazer sentir melhor.

Tem gente que se adapta ao megahair (para os leitores de Portugual, megahair é como se diz alongamento de cabelo no Brasil), tem gente que prefere por uma peruca de manhã, sair para trabalhar e tirá-la a noite, , tem gente que odeia se ver sem cabelo ou com os fios ralos e prefer usar uma prótese para só ter que lidar com isso uma vez por semana, claro também tem gente que escolhe a prótese  pela praticidade. Tem gente que prefer usar maquiagem para disfarçar a queda, Toppik, Dermmatch, Great Hair Day, outros preferem um prótese parcial que pode ser colocada e tirada todos os dias. Ainda existem as preferencias por materias, lace, silicone, monofilamento, cabelo natural ou sintético…

Eu digo isso como uma pessoa que tentou todos os métodos acima. Todos mesmo! Cada método tem suas falhas e suas virtudes, portanto não pensem que o que você escolheu vai ser perfeito, mas eu posso dizer, a sensação de ter cabelo de novo, não importa qual a forma escolhida, vale a pena.

Com perucas pude comprar o cabelo dos meus sonhos (Sempre sonhei em ter cabelo igual ao da minha prima). E tive o prazer de usar esse ‘cabelo’ por 3 meses. Foi muito legal, depois percebi que prefiria o meu, mas pelo menos, posso experimentar de tudo. Já fiquei morena, loira e ruiva, e não danifiquei nenhum fiozinho meu, Posso usar o cabelo curto ou longo, me diz, que outra mulher pode ter um cabelo chanel num dia e no dia seguinte estar com o cabelão de novo?

Eu acho que parte da graça da reposição capilar está em experimentar e encontrar o que melhor se adapta a você e ao seu estilo de vida. Não espere algo perfeito, nunca vai ser perfeito pois não nasce mais da sua cabeça, mas que é possível encontrar perucas e próteses realmente incríveis isso é.

Meu conselho é: Seja realista! Adeque-se ao que pode comprar; Não adianta comprar uma peruca/prótese a um preço exorbitante se você não vai poder mantê-la e comprar outras iguais para repor no futuro, da mesma forma que não adianta comprar uma peruca de R$50 achando que vai parecer uma da Beyoncée.

Quando compro uma peruca baratinha sintética, sei o que estou comprando e adapto minhas espectativas à realidade. Quando compro uma peruca de cabelo virgem europeu, também sei o que esperar, mas também não vou achar que vai ser igual ou até melhor do que ter cabelo. O que quero dizer com isso tudo é que nunca teremos algo tão bom quando nosso próprio cabelo, mas é possível encontrar outras formas de se contentar com a situação. Para mim, comprar uma peruca acabou substituindo o que era antes uma visita ao cabeleireiro (Que eu adorava). Temos que nos adaptar a nossa situação e tentar encontrar a felicidade como der.

4 comentários

Filed under Uncategorized

4 responses to “Nunca será igual…mas pode até ser melhor

  1. Pesado?? Onde??
    As pessoas precisam cair na realidade!!!

    Gostar

  2. Alvorada

    Concordo com vc.

    Gostar

  3. Minha querida nao pegou pesado ,so´foi honesta e isso ajuda muito!!! 🙂

    Gostar

  4. Maitê

    Você tem toda a razão. Tenho alopécia areata, e passei um bom tempo com queda acentuada. Hoje meu cabelo cresceu, mas com uma péssima qualidade. A diferença entre o cabelo novo e o “normal” é evidente. Claro que eu estou feliz com o crescimento, mas nem a recuperação dos cabelos garante a satisfação de todas as expectativas.

    Gostar

Deixe um comentário