Como salvar uma peruca morta

Exite um método bem radical para salvar um cabelo de peruca, alongamento ou prótese que esteja perto do fim de seus dias.

Eu admito que quando vi essa ‘recetinha’ tive muito medo, então esperei uma peruca ficar tão emaranhada, mas tão emaranhada que parecia um ninho, como era isso ou lixo decidi testar a técnica que as americanas chamam de “Bleach Bath” ou “Banho de Àgua Sanitária” (pros paulistas cândida = água sanitária). Convenhamos o nome é assustador!

Pena que não tenho uma foto de antes e depois, mas testei numa prótese velha e ela ficou muito linda. Vamos às instruções?

Como trazer uma peruca de volta à vida — Bleach Bath

Quando fazer isso: Quando a peruca estiver muito cheia de nós e começar a formar nós logo depois de lavada.

Materiais:

  • Um tanque de lavanderia ou pia de banheiro de porcelana. Não use pias ou tanque de metal.
  • 4 litros de água fervente
  • 4 litros de água fria
  • Água corrente
  • 1/4 de xícara de água sanitaria (com cloro)
  • 1/4 de xícara de amônia (comprei na farmácia).
  • A peruca ou prótese
  • um pente de dentes largos de plástico
  • um pente de dentes mais estreitos de plástico
  • Luvas de borracha para a sua proteção. Não deixe de usar.
  • Um creme para hidratar cabelo (de preferencia de boa qualidade). Se quiser uma ampola de hidratação também.
  • Um recipiente que possa ir ao microondas
  • Microondas.
  • Shampoo e Condicionador

Já se assustaram?

Instruções:

1) Encha o tanque ou pia com 2 litros da água fervendo e misture com 2 litros de água em temperatura ambiente. Ela deve estar por volta de 50º. 

2) Acrescente a água sanitária e mexa bem com o pente para misturar a água com o produto.


3) Coloque sua prótese dentro da mistura e com o pente largo, vá tirando os nós. Não deixe na mistura por mais de 2 minutos.

4) Esvazie a pia/tanque. E começe a enxaguar muito bem o cabelo. Lembre-se cloro e amonia não podem entrar em contato então enxágue até ter muita certeza de que está sem resíduo nenhum de cloro. Enxágue com a peruca/prótese invertida, isso evita a queda de fios.

5)No tanque vazio coloque mais 2 litros de água fervente e 2 litros de água a temp. ambiente. Misture a amônia.

5) Repita o passo 3, tirando os nós, por até 2 minutos. A essa altura o cabelo deve estar sedoso e sem nós.

6) Esvazie o tanque/pia e enxágue o cabelo muito, muito muito bem, novamente mantendo a base para fora e lavando como na foto abaixo:

7) Lave o cabelo bem duas vezes com um bom shampoo. Não coloque condicionador.

8) Coloque muito creme de hidratação profunda no cabelo (sem encostar na tela). Coloque o cabelo com creme e tudo no recipiente e coloque no microondas por 30 segundos. Deixe descansar por 5 minutos no microondas e depois deixe na potencia alta por 1 minuto. Deixe esfriar totalmente antes de enxaguar. IMPORTANTE: Não faça a parte do microondas se sua prótese/peruca tiver metal. Esse passo é idal para as full lace.

9) Enxágue bem o cabelo, e agora sim aplique um bom condicionador. Seque o cabelo parcialmente apertando uma toalha nele para tirar o excesso de água. Aplique um bom sérum sem óleo mineral ou então use óleo de argan e deixe secar ao ar livre.

Sua peruca estará praticamente como nova.

Avisos Importantes:

1) As perucas tendem a criar mais nós quando estão sujas, por isso se usa a sua todos os dias, lave e hidrate entre uma e duas vezes por semana.

2) Sempre use shampoos e condicionadores de boa qualidade. Nada de usar um  “Seda” no cabelo que te custou muito caro! Vale o investimento num shampoo sem sal, parabens e lauril sulfato de sódio. Isso vai manter sua prótese/peruca boa por mais tempo. Fora que você não lava o cabelo todo dia, pagar um pouco a mais no shampoo e condicionador não vai fazer diferença no fim do mês.

3) Somente para cabelo humano. NUNCA FAÇA ISSO NUM CABELO SINTÉTICO.

4) NUNCA MISTURE A ÁGUA SANITÁRIA COM A AMÔNIA! É perigoso para a saúde e forma um gás venenoso.

5) Não faça isso com muita frequência na mesma peça pois pode alterar a cor do cabelo. Recomendo fazer no máximo duas vezes no ciclo de vida de cada peruca/prótese.

P.S.: Esse braço peludo da foto não é meu, rs rs.

Anúncios

9 comentários

Filed under Uncategorized

9 responses to “Como salvar uma peruca morta

  1. Caraca, Mel, ADOREI !!!!!

    Gostar

  2. rhose silva

    Muito boa essa dica Mel!!! Tenho uma aqui que já ia jogar fora e vou fazer pra ver…só não vou colocá-la no microondas pq ela é de silicone…gostei do detalhe “esse braço peludo não é meu!” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bjo

    Gostar

  3. bella Pinheiro

    Hahahaha, eu tb gostei do “esse braço peludo não é meu”. Mel, pode se feito em cabelo que está sem vida, mas não cheio de nós?

    Gostar

    • Mel

      Oi Bella,

      Pra um cabelo sem vida, eu recomendaria fazer só do passo da lavagem com shampoo em diante. Se não adiantar, tente fazer tudo com o cloro e amônia num outro dia. 🙂

      Gostar

  4. Ana Flávia

    Oi Mel!
    Você é linda! Fica linda de lenço, de cabelo curtinho e também de cabelão! E o mais importante de tudo: pelo que vi até agora, você é uma pessoa lindíssima por dentro! Cheguei aqui hoje pesquisando sobre alopecia, queda de cabelo (estou passando por isso, fazendo mil e um exames para descobrir o que tenho) e já virei sua fã! Tenho alternado momentos de desespero com momentos de esperança e ver seu site me deu um alento! Sei que você deve ter momentos difíceis, como todo mundo, mas sua iniciativa de expor sua luta e dar informações sobre as formas de lidar com o problema encheu meu coração de esperança. Talvez o caminho que eu terei que percorrer não será o mais fácil, mas saber que não estou sozinha não tem preço! Parabéns por sua iniciativa!
    Um beijão!
    Ana F.

    Gostar

    • Mel

      Oi Ana Flávia!

      Adorei seu comentário! São comentários assim que me fazem continuar escrevendo no blog, tenho que admitir que as vezes desanimo, mas aí alguém escreve algo assim que me dão vontade de continuar escrevendo.

      Espero que você descubra qual é causa da sua alopécia, mas muitas vezes não descobrimos. Eu mesma não tenho muita certeza do meu diagnóstico (Depois de 3 anos indo em diversos médicos).

      Você definitivamente não está sozinha! Um abraço!

      Gostar

  5. Reblogged this on Alopecia Areata Brasile comentado:
    Será que tem como salvar uma peruquinha morta??
    Vejam só que bacana essa dica que a Mel deu lá no Vida de Rapunzel!!

    Gostar

  6. Pingback: COMO SALVAR UMA PERUCA MORTA | Alopecia Areata Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s