Tipos de Alopécia

Surgiu no grupo do facebook uma discussão sobre os tipos de alopécia, eu acho que já postei algo do gênero mas decidi escever um novo post, incluindo fotos e tudo.

Alopécia Androgenética – Geralmente é mais no topo da cabeça, é causada por fatores genéticos: sensibilidade a uma variante da testosterona no couro cabeludo. Os tratamentos ajudam a segurar um pouco, mas não são definitivos. Geralmente os folículos dos fios que caem entram em estado de dormência. Ela é lenta e gradual, piora com o passar dos anos e geralmente aparece depois de um grande evento homornal: puberdade, gravidez, menopausa (o mais comum).

Tratamentos: Minoxidil, Finasterida (muito arriscado se você for uma mulher querendo engravidar, causa danos ao feto, especialmente se for um menininho), Espironolactona, Anti-concepcionais. Tirando o minoxidl, todos os remédios mexem na parte hormonal.

cia Androgenética Feminina Alopecia Androgenética Feminina

 

Eflúvio Telógeno:  Os fios tem um ciclo de vida dividido em três fases: Anágena (quando eles são formados nos folículos e crescem), Catágena (quando eles ficam em repouso, ou seja, param de crescer, mas ainda estão ali) e Telógena (quando eles caem para dar espaço para um novo fio). O eflúvio telógeno acontece quando os fios entram prematuramente em estado Telógeno, ou seja, eles caem antes da hora. É uma condição que pode ser aguda ou crônica.
Um eflúvio telógeno pode ser causado por diversos fators, cirurgias, stress, doença, uma perda de peso significativa, falta de vitaminas, etc. Durante um eflúvio telógeno os fios que caem geralmente parecem um ponto de exclamação, com uma bolinha branca na ponta do fio (a ponta da raíz).

efluvio telógen0
Alopécia Areata Clássica – O cabelo cai deixando áreas ‘peladas’ no formato de círculos. A causa é auto-imune, ou seja, o corpo ataca os folículos achando que são um corpo estranho. Tratamentos: Injeções com cortisona, cortisona por via oral, imunização com difenciprona. Muitas vezes pode acontecer uma remissão natural. O próprio corpo entra em ordem e para o ataque. Frequentemente a Alopécia Areta causa dano às unhas (que também são feitas de queratina como o cabelo).

 

AreataClassica

Alopécia Areata Difusa – O cabelo cai sem um padrão em específico. Ele cai por toda a cabeça, fica que nem o meu, ralinho em tudo, não cai em circulos como a areata clássica, a causa e os tratamentos são os mesmos da Areata Classica, no entanto as infiltrações com cortisona são mais complicadas pois a area afetada é muito maior.

Alopeciaareatadifusa

Areata Total – Quando a areata difusa ou clássica se espalha pela cabeça e caem todos os fios da cabeça. Não afeta o restante do corpo. Notem que na foto a mulher ainda tem sobrancelhas e cílios.

Alopeciatotal

Alopécia Areta Universal – Quando a areata difusa ou classica se espalha pelo corpo todo e a pessoa perde todos os pêlos, sobrancelhas, cílios, pêlos das pernas, resumindo tudinho tudinho.

 

Alopeciauniversal

Anúncios

4 comentários

Filed under Uncategorized

4 responses to “Tipos de Alopécia

  1. rhose silva

    Bem detalhado!!!! Gostei muito do post!!!

    Gostar

  2. Solange

    Oi, Mel
    Super legal este post. Eu estou com alopecia cicatricial devido ao lupus

    Gostar

  3. Viviane

    Dói muito ver essa situação,meninas tão bonitas,mas ainda bem que existe opções,apesar de achar que esta longe do ideal,é um começo.Espero que a medicina encontre a cura para a Alopécia e que seja logo e acessível para todos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s