O que é cabelo Remi/Remy e a importância das cutículas alinhadas

Hoje em dia, Cabelo Remi/Remy (é escrito das duas formas) significa simplesmente cabelo natural, humano. Não é exatamente um indicador de qualidade.

Houve uma época em que Cabelo Remi significava cabelo com a cutícula alinhada, mas as coisas foram mudando e muitas lojas usam “remi” somente para dizer  “cabelo humano”.

Se você quiser um cabelo top, procure pelas palavars “Virgem” e “Não processado”.

A importância de ter uma peruca ou prótese com a cutícula alinhada:

A cutícula é um tipo de escama. Quando o cabelo está saudável elas ficam fechadas, deixando o cabelo sedoso e saudável. Quando o cabelo está danificado elas ficam abertas, causando aumento de volume e nós

Pensando no cabelo que cresce naturalmente as cutículas capilares estão sempre alinhadas, das raízes às pontas.

Cutículas num fio de cabelo saudável

Cutículas num fio danificado.

Agora imaginem que o cabelo é cortado de um doador, e usado para fazer uma peruca. Se o artesão inveter a raiz com as pontas as cutículas de um fio irão se enroscar com outro fio, tipo um velcro. E a sua peruca/prótese vai durar bem menos.

Por isso é importante sempre comprar perucas e próteses que são feitas mantendo o alinhamento da cutícula.

Os cabelos indianos ficaram famosos por serem usados nos alongamentos “Great Lengths” (que realmente usa fios bons), mas o que muita gente não sabe é que algumas fábricas que oferecem produtos mais baratos usam o cabelo retirado das escovas de cabelo e não de um rabo de cavalo que foi cortado. Isso mesmo! Fiquei chocada quando descobri. Muitas mulheres Indianas de castas mais baixas guardam os fios que caem na escovação e vão juntando, quando tem uma quantidade razoável, vendem para uma fabrica de perucas/alongamentos e esses fios são usados para fazer perucas. Pense bem, não tem como a fabrica saber qual é a parte da raiz e qual a parte das pontas e isso resulta em perucas ruins que embaraçam facilmente e que não duram nada. Portanto, se for muito barato, desconfie!

2 comentários

Filed under Uncategorized

2 responses to “O que é cabelo Remi/Remy e a importância das cutículas alinhadas

  1. Oi Mel, meu nome é Ítalo. Será que sou o primeiro Homem a postar aqui? rsrs Bom, o meu problema é a insegurança quanto a aparência, porque meu cabelo nunca foi tão bonito… Sempre tive pouco cabelo e por ser cacheado, algumas areas ficavam bem ralinhas e eu simplesmente cansei de cuidar para que ele fique liso, já que não tem o mesmo efeito de um cabelo natural e por isso sofro muito com esses problemas, além de algumas pessoas me fazerem sentir mal por não ter um cabelo tão bonito como o delas.

    Então eu tomei a minha decisão! Eu quero usar perucas sim, várias, diferentes, curtas e até alguma comprida ( sempre tive vontade de ter, como os rockeiros ), além de lisas e cacheadas… E assumir que eu uso porque gosto, como uma celebração da minha identidade!

    Ler seus posts me ajudaram muito, não pensei que fosse encontrar um modo tão próximo de saber o que realmente é usar peruca e sofrer com a Alopécia ( meu cabelo tem ficado mais fino e caído muito e estou com medo, por isso estou investindo em tratamentos, porque mesmo com perucas, quero ter meus cabelos curtos por baixo, que atualmente estão semi raspados ).

    Fico feliz de ver que escreve aqui e me sinto honrado! Me tornei seu fã! Beijão, sucessos! Quando eu comprar a minha primeira, eu mando um comentário aqui =)

    Gostar

    • Mel

      Oi Ítalo!

      Acho que você é o terceiro homem a comentar! Obrigada pelo seu comentário. Adorei sua atitude! É diferente usar uma peruca a cada dia… eu já fiz isso e gostei. Tava com vontade de ser ruiva? Eu era ruiva. Queria cabelo curto, usava ele curto. Claro eu não estava trabalhando na época, então não foi um mega ato de coragem…

      Quando começar a usar perucas me avise e conte como é.

      Abraço,
      Mel

      Gostar

Deixe uma Resposta

