Tipos de Queda de Cabelo

Gostaria de deixar bem claro que não tenho formação em medicina, mas leio bastante, e obtive estas informações de fontes confiáveis.

Eflúvio Telógeno:

O ET é uma queda de cabelo acentuada, caracterizada por pequenos bulbos brancos que são vistos nas pontas dos fios. Geralmente é causada por estresse ou então no pós-parto devido à mudança hormonal que ocorre no corpo da mulher. Outras causas comuns são: disturbios alimentares, febre alta, doenças crônicas, cirurgias extensas, dietas muito restritivas, anemia, disturbios emocionais, hipotireoidismo e uso de drogas e certos medicamentos. Pode ser agudo (passageiro) ou crônico (se extende por mais tempo).

Alopécia Androgenética:

Como o próprio nome diz, é genético. Acomete tanto homens e mulheres. Pois é meninas, não é só porque nascemos com cromossomos XX que estamos imunes à queda de cabelo genética. Este tipo de queda de cabelo pode ser tratado com espironolactona (que mexe com hormônios), anticoncepcionais (devido à dosagem hormonal) e solução tópica de Minoxidil. No entanto estes tratamentos somente retardam o processo. A queda geralmente é no topo da cabeça, seguindo este padrão:

(escala de Ludwig)

Alopécia Areata Classica:

AA é caracterizada pela perda de cabelo em formas circulares ou ovais. É uma doença auto-imune, em outras palavras, o sistema imunológico da pessoa tenta matar o cabelo por achar que é um corpo estranho. Pode ser tratado com corticóides (orais, cremes ou injeções), difenciprona (um medicamento que causa um tipo de alergia “desviando” a atenção do sistema imunológico.

Alopécia Areata Difusa:

A Alopécia Areata Difusa é semelhante à Classica, no entanto a queda não tem forma definida. É dificil de ser diagnosticada pois não há um padrão definido na queda, pode ser confundido com Efluvio Telógeno e até Alopecia Androgenética. Tratemento similar à AA clássica.

Alopécia Totalis:

É a “evolução” da Alopécia Areata. Significa perda de todos os cabelos. É irreversível.

Alopécia Universalis:

 É a “evolução” da Totalis. Perda de 100% dos pelos do corpo, inclui sobrancelhas e cílios.

3 comentários

Filed under Tipos de Queda de Cabelo

3 responses to “Tipos de Queda de Cabelo

  1. Ane Caroline

    ooi , meu cabelo está caindo bastante , acho que é por conta de tanta química que já usei :S Minha mãe quer que eu volte a usar o meu cabelo natural , mas isso envolveria um processo de tratamento ( onde eu teria que cortar 90% do meu cabelo, parar de usar escova e chapinha ,etc) , e não sei bem como o meu cabelo ficará DURANTE o tal tratamento :/ , minha amiga me aconselhou a continuar alisando ,porém procurar outros produtos que não afetem tanto meu cabelo! Eu realmente não sei o que fazer , meu cabelo ainda num está tão crítico , mas toda vez que passo a mão nele , sai MUITOS fios … Gostaria de alguma sugestão sua , o que eu deveria fazer : voltar aos cachos e aturar o tempo de tratamento , ou continuar alisando e correr o risco de queda 😦
    PS.: tenho 15 anos , e , por mais que eu num ligue tanto , seria meio estranho chegar na escola com o cabelo muito curto (faz parte do tratamento que falei) , sei lá , realmente não sei o que fazer 😦

    Gostar

    • Ola, Achei vc na internet, adorei vc, tenho Alopecia universal há 10 anos, tenho 29 anos uso peruca, gostaria muito de usar full lace igual essa usa, já fui em diversas lojas de SP mais não faz este tipo de peruca. Quanto tempo dura full lace? a minha dura 3 anos mais ou menos. só que estou tento dificultada de encontrar pessoas que faz uma excelente peruca, pois a minha menos de um ano já aparece a telinha e tecimento do cabelo, sabe não aguento mais tenho que ficar usando turbante, já é quente peruca mais turbante. me ajuda por favor!!!!!

      Gostar

      • Mel

        É dificil uma Full Lace que dure mais de 6 meses, algumas amigas minhas tem tido sucesso com as da China Best Wigs e da SOS Look Brasil (em são paulo)

        Gostar

Deixe uma Resposta

